Ravnica - Shardless Chronicles

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Capítulo II - Criação da Ficha

    Sistema
    Sistema
    Administrador


    Exp :
    Capítulo II - Criação da Ficha Left_bar_bleue0 / 200 / 20Capítulo II - Criação da Ficha Right_bar_bleue

    Capítulo II - Criação da Ficha Empty Capítulo II - Criação da Ficha

    Mensagem  Sistema 13/12/12, 08:20 pm

    1- Definição
    ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


    Bom após ter confeccionado o perfil de seu personagem chega a hora de fazer a tão importante ficha. A ficha de um RPG compreende uma lista de informações sobre um determinado personagem, praticamente dizendo tudo o que ele pode fazer, suas habilidades, poderes, itens etc... Por isso é tão importante que a ficha seja cuidadosamente pensada e então criada, afinal ela quem diz quem o seu personagem é. A ficha deve ser criada mediante um tópico no subfórum Grimório, tal tópico deve ter o título "Ficha - Nome do Personagem", sendo que o nome do personagem deve ser o mesmo que você utiliza para o login do mesmo. Abaixo segue um exemplo de um ficha e seus campos:

    Capítulo II - Criação da Ficha Ficha10
    Podemos perceber que a ficha tem uma estética própria, na primeira linha temos os campos "Nível" e "Valor", o primeiro deles é o que define quantos pontos a sua ficha tem para serem gastos na confecção, sendo o total para o primeiro nível 25 pontos seguidos por mais 2 pontos a cada novo nível adquirido, o campo "Valor" reflete o nível de sua ficha somado às conquistas que seu personagem obteve em Aventuras e Eventos, é utilizado para definir sua posição na sua guilda bem como a quantidade de pontos que você provém ao ser derrotado, nos capítulos Evolução e Combates este campo será melhor explorado, por ora basta saber que no personagem recém-criado é sempre 1.

    Pulando-se uma linha chegamos a outros quatro quesitos que agrupados são chamados de atributos, que são "Pontos de Vida", "Reserva de Mana", "Poder" e "Resistência". O Primeiro deles representado por barras verdes ( Vida ) é a saúde de seu personagem, ou seja, é o quanto de dano o seu personagem aguenta receber antes de cair desacordado, recomenda-se que este valor, em seu personagem de nível 1, esteja entre 8 e 12. Em seguida vem a "Reserva de Mana", um atributo muito importante principalmente para os personagens magos ou que possuam alguma mágica na ficha, é indicado para personagens com ficha dependente de mágica um valor entre 10 e 12, para personagens que possuam ou outra mágica um valor entre 4 e 6 e para personagens sem mágicas este valor pode ser até 0, para auxiliar na hora desta decisão é recomendado que sejam analisados os arquétipos de personagem que serão demonstrados mais pra frente neste capítulo. A "Reserva de Mana" é representada pelos símbolos das cinco cores de mana ( Branco Azul Preto Vermelho Verde ) sendo que um personagem pode possuir em sua reserva todas as cores que possua, contudo é interessante balancear estes valores segundo a necessidade de cada mágica da ficha.

    O próximo atributo é o "Poder" que representa numericamente o ataque físico de seu personagem, o quanto ele consegue causar de dano com um soco ou com um golpe de espada, é representado por uma espada ( Poder ). O máximo de "Poder" que um personagem pode possuir em seus atributos é 5, contudo este valor pode aumentar a valores maiores por meio de Habilidades, Artefatos ou Encantamentos, o personagem que tem seu modo de combate baseado em mágicas pode optar por deixar este atributo em 0. Por fim temos a "Resistência" representada por pequenos escudos ( Resistência ) que traduz a capacidade defensiva do seu personagem, ou seja, o quanto ele consegue resistir antes de ter subtraídos seus "Pontos de Vida". O máximo de "Resistência" que um personagem pode possuir é 3, mas este valor pode aumentar por meio de Habilidades, Artefatos ou Encantamentos que o permitam, assim como o atributo "Poder".

    Após os atributos é a hora de colocar as Habilidades, Artefatos, Feitiços, Encantamentos e Criaturas de seu personagem, vemos na ficha de exemplo uma Vantagem e um Feitiço, formatados no modo exigido pelo RPG, vamos dar uma olhada nele:

    Capítulo II - Criação da Ficha Raio10
    Logo de início o que nos chama atenção é um símbolo, este símbolo representa o tipo da característica que será descrita, no exemplo trata-se de um Feitiço, tais símbolos podem ser encontrados na seção de smileys que fica do lado direito da tela de postagem, basta clicar na flecha que abre as opções dos mesmos e escolher a seção "Tipos" ali estão armazenadas os símbolos que representam os 5 tipos de características que um personagem pode obter em um ficha: Habilidade, Artefato, Feitiço, Encantamento e Criatura respectivamente.

    :hab: Artefato Feitiço Encantamento Criatura
    Após o símbolo vem a primeira linha da característica que serve para descrever o nome da mesma e seu eventual custo, tal nome deve ser sempre em negrito e colorido. Habilidades são da cor marrom (código: saddlebrow) e Artefatos da cor cinza (código: dimgray), já os Feitiços, Encantamentos e Criaturas vão depender das cores de mana que são necessárias para convocá-los, variando entre branco (código: goldenrod), azul (código: darkblue), preto (código: darkslategray), vermelho (código: darkred) ou verde (código: green). Tais cores não estão no botão Cor do editor de texto, para usá-las você deve usar codificação BBCode, que é muito simples veja o exemplo em código:

    Capítulo II - Criação da Ficha Cor10
    Note que basta abrir colchetes e escrever color= com o código da cor desejada, fechando a codificação com /color dentro de colchetes depois da palavra. Feitiços, Encantamentos e Criaturas podem ter de uma até três cores, no caso de mais de uma cor deve-se colorir o nome da característica com todas as cores que ela possui igualmente, veja exemplos:

    Manto de Tatu 1VerdeBranco
    Ultimato Cruel 4AzulPretoVermelho
    A próxima coisa que chama atenção no nosso exemplo "Raio Voltaico" é o símbolo ( Vermelho ) que vem logo após o nome do Feitiço, ele representa o custo de mana que a mágica ( Feitiço, Encantamento ou Criatura) exige. Habilidades e Artefatos não tem custo para serem invocados, pois são poderes inerentes e objetos que o personagem carrega respectivamente, não precisam que sejam conjurados, no entanto toda mágica tem um custo para que ela aconteça e ele deve ser explicitado. Os símbolos dos custos estão também na parte de smileys na seção Magic e são usados tanto os que representam as cores ( Branco Azul Preto Vermelho Verde ) como os que demonstram custos incolores ( 1 2 3 e etc... ), o modo como cada custo de mana funciona será explicado no parágrafo sobre confecção de mágicas.

    Na segunda linha da característica temos a "Complexidade" que nada mais é que é o custo em pontos da determinada característica, por exemplo o Raio Voltaico custa 1 ponto dos a serem gastos na ficha. Em seguida temos um pequeno parágrafo que descreve a característica, este parágrafo pode ser dividido em dois períodos, vamos ver no nosso exemplo:

    Período 1: "Uma poderosa rajada elétrica parte da mão de Cyrus que, utilizando de seu conhecimento e grande habilidade, consegue conduzi-la diretamente contra um alvo como um poderoso e ressoante trovão."

    Período 2: "Raio Voltaico é um Disparo Mágico com Poder 8 que causa dano por Eletricidade."

    Este parágrafo todo é o chamado de descrição da característica, é dividido em dois períodos para facilitar a organização e entendimento, o período 1 é aonde você vai descrever sua característica, no caso de uma mágica como esta por exemplo você explica que é uma rajada em forma de trovão que sai da mão de seu personagem, pode ser tanto uma descrição rápida e simples como esta, tal como uma rebuscada, a escolha é sua, basta lembrar contudo que deve ter uma coerência, uma mágica de dano mágico baixo por exemplo nunca será um meteoro gigante. O período 1 também pode ser usado para descrever a história desta característica, o modo como o personagem a adquiriu e aprendeu a mesma. O período 2 é a chamada descrição "regrada" da característica, que nada mais é do que é o efeito da mesma para o RPG, tais descrições são padronizadas e podem ser encontradas no Estatuo, nos Boosters, nas Fichas e em tantos outros lugares, basta copiar e adequar à ficha de seu personagem.

    2- Pontuação
    ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


    De posse do conhecimento de como uma ficha se apresenta chega a hora de criar uma, todo personagem de nível 1 começa com 25 pontos para confeccionar sua ficha, ou seja, para "gastar" em seus atributos e características. Cada atributo (Pontos de Vida, Reserva de Mana, Poder e Resistência) custa 1 ponto, por exemplo, para possuir 10 Pontos de Vida você gasta 10 pontos. Depois da custear os pontos em seus atributos é a vez de gastá-los nas características de sua ficha que são as Habilidades, Artefatos, Feitiços, Encantamentos e Criaturas. O custo de cada uma destas características é determinado pela Complexidade de cada uma delas, como explicamos acima, um Feitiço de Complexidade 2 custa 2 pontos e assim por diante, para saber como criar e aperfeiçoar tais características separamos um capítulo para cada uma delas.


    Última edição por Sistema em 26/12/12, 09:33 am, editado 2 vez(es)
    Sistema
    Sistema
    Administrador


    Exp :
    Capítulo II - Criação da Ficha Left_bar_bleue0 / 200 / 20Capítulo II - Criação da Ficha Right_bar_bleue

    Capítulo II - Criação da Ficha Empty Re: Capítulo II - Criação da Ficha

    Mensagem  Sistema 07/01/13, 01:16 pm

    [justify]4- Artefatos
    ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


    Objetos, armas, pergaminhos, armaduras, etc... os artefatos são todo o equipamento e os itens que seu personagem carrega, são representados pelo cálice:

    Artefato

    Mais uma vez é muito difícil que exista uma ficha em que não haja ao menos um deles, são versáteis, a grande maioria deles não dependentes das cores de seu portador e além disso, o que seria das grandes aventuras épicas sem as espadas e os machados. Os Artefatos podem ser divididos em grandes categorias segundo o seu efeito:

    - Armas: artefatos que auxiliam no combate corpo-a-corpo, como espadas e machados
    - Condutores: artefatos que auxiliam no custo de conjurações, como cajados e varinhas
    - Defensivos: artefatos que auxiliam na defesa, como armaduras e escudos
    - Disparadores: artefatos que lançam projéteis a distância, como arcos e bestas
    - Simuladores: artefatos que concedem habilidades, como amuletos e talismãs
    - Rúnicos: artefatos que liberam mágicas incrustadas em seu interior, como pergaminhos e magibombas
    - Mágicos: artefatos que possibilitam a seu portador conjurar uma determinada mágica, como anéis e cetros

      Data/hora atual: 19/04/24, 06:13 am