Ravnica - Shardless Chronicles

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Capítulo X - Criação de Habilidades

    Sistema
    Sistema
    Administrador


    Exp :
    Capítulo X - Criação de Habilidades Left_bar_bleue0 / 200 / 20Capítulo X - Criação de Habilidades Right_bar_bleue

    Capítulo X - Criação de Habilidades Empty Capítulo X - Criação de Habilidades

    Mensagem  Sistema 18/01/13, 09:56 pm

    3- Habilidades
    ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


    Muito bem, agora que você aprendeu como cada característica é postada é hora de saber como criar cada uma delas, começamos com as habilidades, que como já vimos são representadas por este símbolo:

    :hab:
    Habilidades são poderes inerentes a seu personagem, a um artefato ou a uma mágica, representam a velocidade, os sentidos, as manhas e peculiaridades de cada ser. No tópico Booster - Marrom, que está na seção Biblioteca, encontramos o rol com todas as Habilidades do RPG, elas são apresentadas desta forma:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Agilid10
    A primeira linha contém o nome da Habilidade seguida dos símbolos das cores de mana, estes símbolos não são um "custo de mana" mas sim as cores que são requisitos para se adquirir a Habilidade, vale ressaltar que neste caso as cores são apresentadas como opções, ou seja, no exemplo dado você deve possuir azul ou vermelho para possuir Agilidade. Na segunda linha são apresentados os requisitos de tipo, no exemplo dado fica claro que apenas Personagens ou Criaturas podem possuir Agilidade, seguido do custo em pontos da mesma. As próximas linhas compreendem a descrição da Habilidade e, quando necessário, um último período é adicionado com alguma informação adicional sobre regras, no exemplo em questão: "O portador de Agilidade recebe um bônus +1 Evasão".

    3.1 Habilidades em Personagens

    Para que seu personagem possua habilidades você deve escolher entre as listadas no Booster - Marrom e então confeccionar uma característica única, e como fazer isso? Bom vamos supor que você tenha escolhido as Habilidades Acrobacia e Agilidade para o seu personagem, eis como ficaria uma formatação possível:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Artes10
    Vemos que foi postado o símbolo do tipo, seguido do nome colorido em saddlebrown "Artes Circenses", que é compatível com a descrição e com as Habilidades geradas, é muito importante o nome da Habilidade e sua descrição para o desenvolvimento do personagem, afinal cada conjunto e cada descrição serão únicos dele e ajudarão a caracterizá-lo. A Complexidade 3 é resultado da soma dos custos em pontos das habilidade, 1 e 2 para Acrobacia e Agilidade respectivamente. Em seguida vem a descrição, que não precisa ser necessariamente rica ou complexa, ela deve apenas vislumbrar o porque de seu personagem ter tais habilidades, explicar um pouco sobre como elas entram na história dele, esta aliás é parte da Habilidade mais importante, e por último, não menos importante, um período final explicitando as habilidades concedidas, no exemplo: "Artes Circenses concedem Acrobacia e Agilidade".

    O exemplo anterior foi simples mas grande conjuntos de Habilidades podem ser criados com criatividade.

    Capítulo X - Criação de Habilidades Vampir10
    Restrição de Cores: Para Habilidades em personagens é necessário que o personagem possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.

    3.2 Habilidades em Artefatos

    Diferentemente dos Personagens, Artefatos têm acesso a uma pequena gama de Habilidades, entre as que vislumbram tal tipo em geral contamos com apenas Indestrutível, Manto, Retornável e Transformação. O modo de anexá-las é muito simples, usaremos de exemplo a Espada Bastarda:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Bastar10
    Vamos agora dar-lhe a Habilidade Indestrutível:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Aconeg10
    Alteramos o nome a descrição para adequar nosso exemplo, ajustamos a sua complexidade com os pontos exigidos por Indestrutível e por fim colocamos "é Indestrutível" após o nome do Artefato no último período. Certo, agora notamos que as demais Habilidades que vislumbram Artefatos especificam que estes sejam armas, bem isto significa que são Habilidades ofensivas, que geram algum tipo de vantagem a se realizar um golpe ou um disparo com eles. Vamos utilizar a Radiação (Fogo) em nossa Espada Bastarda base:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Flamej10
    Da mesma forma alteramos nome, descrição e complexidade, contudo anexamos "com Radiação (Fogo)" após a descrição de que Espada Flamejante é uma arma, pois este era o pré-requisito exigido pela Habilidade (a alteração dos bônus foi necessária pela exigência própria da Habilidade Radiação).

    Bom, porque meu personagem deve ter Radiação (Fogo) por exemplo na sua arma, limitando o bônus concedido por tal Habilidade para somente ataques desferidos por ela e não a qualquer golpe como um pontapé, em vez de ter Radiação (Fogo) como Habilidade em sua própria ficha? Bom, o primeiro motivo é interpretativo e estilístico, já que uma espada em chamas é muito mais viável e cabível para qualquer tipo de personagem do que um corpo completamente pegando fogo toda a parte do tempo, a não ser que você seja um elemental não parece ser assim uma boa idéia. Em segundo lugar temos a restrição de cores, Radiação como Habilidade de Personagem exige a cor vermelho ou branco, já num Artefato, que não possui cor, qualquer Habilidade pode ser usada, ou seja, até se seu personagem for apenas verde ele pode ter em sua ficha um Artefato com Radiação e assim por diante com todas as Habilidades e suas restrições. Por último temos as situações de combate, por vezes pode ser interessante emprestar sua arma a um aliado ou a uma criatura, neste caso quanto mais completa for a arma melhor, fora isso, em especial no caso da Radiação, ter o dano de todos os seus golpes baseados num elemento pode não ser muito interessante contra um oponente com Proteção a este elemento por exemplo.

    Simulação: Bom citamos acima que Artefatos são incolores, isso quer dizer que as Habilidades neles não precisam respeitar as restrições de cores, mas mais que isso eles podem ajudar a "driblá-las" e ajudar seu personagem ou as características de sua ficha a possuir Habilidades. Vamos imaginar um personagem das cores branco, verde e preto que queira possuir Agilidade, uma Habilidade que exige azul ou vermelho, ele pode solucionar este problema desta forma:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Veloci10
    Vemos que pela mesma complexidade da Habilidade é possível "simular" seus efeitos com um Artefato que, sendo incolor, não é barrado pela restrição de cores. A desvantagem de possuir um Artefato simulador ao invés da Habilidade em si é sua vulnerabilidade já que pode ser destruído, roubado, etc...

    Restrição de Cores: Para Habilidades em artefatos não é necessário possuir cor alguma exigida na descrição da Habilidade para possuí-la.
    Sistema
    Sistema
    Administrador


    Exp :
    Capítulo X - Criação de Habilidades Left_bar_bleue0 / 200 / 20Capítulo X - Criação de Habilidades Right_bar_bleue

    Capítulo X - Criação de Habilidades Empty Re: Capítulo X - Criação de Habilidades

    Mensagem  Sistema 18/01/13, 09:58 pm

    3.3 Habilidades em Feitiços

    Feitiços possuem uma gama variada de Habilidades, boa parte delas são exclusivas dos Feitiços que causam dano, contudo a forma de postá-las é sempre a mesma e muito simples, vamos utilizar novamente um exemplo para demonstrarmos.

    Capítulo X - Criação de Habilidades Raio10
    Agora vamos colocar a Habilidade Varredura.

    Capítulo X - Criação de Habilidades Tempes10
    Adaptamos o nome e a descrição do Feitiço para ficar coerente com a nova Habilidade, bem adequamos a complexidade para o novo custo em pontos e para anexar a Habilidade bastou colocar o período "e possui Varredura".

    Restrição de Cores: Para Habilidades em feitiços é necessário que o conjurador possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.

    3.4 Habilidades em Encantamentos

    Encantamentos possuem poucas Habilidades, entretanto a forma de serem postadas segue o padrão dos Feitiços, vamos ver um exemplo:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Hipnos10
    Agora vamos colocar a Habilidade Replicar.

    Capítulo X - Criação de Habilidades Hipnos11
    Novamente foram feitas as alterações estilísticas e de custos e o período "e possui Replicar" foi adicionado.

    Simulação: De modo semelhante aos Artefatos, os Encantamentos podem "simular" Habilidades, a diferença é que eles exigem a cor da restrição em seu custo, contudo a vantagem é que podem conceder tal Habilidade a diversos aliados e criaturas, ou até inimigos dependendo da Habilidade. Mais informações como confeccioná-los serão dadas no capítulo sobre Encantamentos mas segue um exemplo abaixo para amostra:

    Capítulo X - Criação de Habilidades Frenes10
    Restrição de Cores: Para Habilidades em encantamentos é necessário que o conjurador possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.

    3.5 Habilidades em Criaturas

    Praticamente não existe Criatura que não possua Habilidade, como será explicado no capítulo sobre elas, as Habilidades fazem parte de todo o processo de confecção das mesmas, sendo escolhidas enquanto a pontuação da "ficha" das Criaturas é distribuída, semelhante ao que é feito na distribuição da ficha de um Personagem, por este motivo vamos apenas demonstrar aqui como as Habilidades aparecem numa criatura, que é do mesmo modo como nos Feitiços e Encantamentos, no caso usando o período "e possui Canal".

    Capítulo X - Criação de Habilidades Elfo10
    Restrição de Cores: Para Habilidades em criaturas é necessário que a criatura possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.

      Data/hora atual: 19/04/24, 01:38 am