3- Habilidades
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Muito bem, agora que você aprendeu como cada característica é postada é hora de saber como criar cada uma delas, começamos com as habilidades, que como já vimos são representadas por este símbolo:
A primeira linha contém o nome da Habilidade seguida dos símbolos das cores de mana, estes símbolos não são um "custo de mana" mas sim as cores que são requisitos para se adquirir a Habilidade, vale ressaltar que neste caso as cores são apresentadas como opções, ou seja, no exemplo dado você deve possuir azul ou vermelho para possuir Agilidade. Na segunda linha são apresentados os requisitos de tipo, no exemplo dado fica claro que apenas Personagens ou Criaturas podem possuir Agilidade, seguido do custo em pontos da mesma. As próximas linhas compreendem a descrição da Habilidade e, quando necessário, um último período é adicionado com alguma informação adicional sobre regras, no exemplo em questão: "O portador de Agilidade recebe um bônus +1 Evasão".
3.1 Habilidades em Personagens
Para que seu personagem possua habilidades você deve escolher entre as listadas no Booster - Marrom e então confeccionar uma característica única, e como fazer isso? Bom vamos supor que você tenha escolhido as Habilidades Acrobacia e Agilidade para o seu personagem, eis como ficaria uma formatação possível:
Vemos que foi postado o símbolo do tipo, seguido do nome colorido em saddlebrown "Artes Circenses", que é compatível com a descrição e com as Habilidades geradas, é muito importante o nome da Habilidade e sua descrição para o desenvolvimento do personagem, afinal cada conjunto e cada descrição serão únicos dele e ajudarão a caracterizá-lo. A Complexidade 3 é resultado da soma dos custos em pontos das habilidade, 1 e 2 para Acrobacia e Agilidade respectivamente. Em seguida vem a descrição, que não precisa ser necessariamente rica ou complexa, ela deve apenas vislumbrar o porque de seu personagem ter tais habilidades, explicar um pouco sobre como elas entram na história dele, esta aliás é parte da Habilidade mais importante, e por último, não menos importante, um período final explicitando as habilidades concedidas, no exemplo: "Artes Circenses concedem Acrobacia e Agilidade".
O exemplo anterior foi simples mas grande conjuntos de Habilidades podem ser criados com criatividade.
Restrição de Cores: Para Habilidades em personagens é necessário que o personagem possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.
3.2 Habilidades em Artefatos
Diferentemente dos Personagens, Artefatos têm acesso a uma pequena gama de Habilidades, entre as que vislumbram tal tipo em geral contamos com apenas Indestrutível, Manto, Retornável e Transformação. O modo de anexá-las é muito simples, usaremos de exemplo a Espada Bastarda:
Vamos agora dar-lhe a Habilidade Indestrutível:
Alteramos o nome a descrição para adequar nosso exemplo, ajustamos a sua complexidade com os pontos exigidos por Indestrutível e por fim colocamos "é Indestrutível" após o nome do Artefato no último período. Certo, agora notamos que as demais Habilidades que vislumbram Artefatos especificam que estes sejam armas, bem isto significa que são Habilidades ofensivas, que geram algum tipo de vantagem a se realizar um golpe ou um disparo com eles. Vamos utilizar a Radiação (Fogo) em nossa Espada Bastarda base:
Da mesma forma alteramos nome, descrição e complexidade, contudo anexamos "com Radiação (Fogo)" após a descrição de que Espada Flamejante é uma arma, pois este era o pré-requisito exigido pela Habilidade (a alteração dos bônus foi necessária pela exigência própria da Habilidade Radiação).
Bom, porque meu personagem deve ter Radiação (Fogo) por exemplo na sua arma, limitando o bônus concedido por tal Habilidade para somente ataques desferidos por ela e não a qualquer golpe como um pontapé, em vez de ter Radiação (Fogo) como Habilidade em sua própria ficha? Bom, o primeiro motivo é interpretativo e estilístico, já que uma espada em chamas é muito mais viável e cabível para qualquer tipo de personagem do que um corpo completamente pegando fogo toda a parte do tempo, a não ser que você seja um elemental não parece ser assim uma boa idéia. Em segundo lugar temos a restrição de cores, Radiação como Habilidade de Personagem exige a cor vermelho ou branco, já num Artefato, que não possui cor, qualquer Habilidade pode ser usada, ou seja, até se seu personagem for apenas verde ele pode ter em sua ficha um Artefato com Radiação e assim por diante com todas as Habilidades e suas restrições. Por último temos as situações de combate, por vezes pode ser interessante emprestar sua arma a um aliado ou a uma criatura, neste caso quanto mais completa for a arma melhor, fora isso, em especial no caso da Radiação, ter o dano de todos os seus golpes baseados num elemento pode não ser muito interessante contra um oponente com Proteção a este elemento por exemplo.
Simulação: Bom citamos acima que Artefatos são incolores, isso quer dizer que as Habilidades neles não precisam respeitar as restrições de cores, mas mais que isso eles podem ajudar a "driblá-las" e ajudar seu personagem ou as características de sua ficha a possuir Habilidades. Vamos imaginar um personagem das cores branco, verde e preto que queira possuir Agilidade, uma Habilidade que exige azul ou vermelho, ele pode solucionar este problema desta forma:
Vemos que pela mesma complexidade da Habilidade é possível "simular" seus efeitos com um Artefato que, sendo incolor, não é barrado pela restrição de cores. A desvantagem de possuir um Artefato simulador ao invés da Habilidade em si é sua vulnerabilidade já que pode ser destruído, roubado, etc...
Restrição de Cores: Para Habilidades em artefatos não é necessário possuir cor alguma exigida na descrição da Habilidade para possuí-la.
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Muito bem, agora que você aprendeu como cada característica é postada é hora de saber como criar cada uma delas, começamos com as habilidades, que como já vimos são representadas por este símbolo:
:hab:
Habilidades são poderes inerentes a seu personagem, a um artefato ou a uma mágica, representam a velocidade, os sentidos, as manhas e peculiaridades de cada ser. No tópico Booster - Marrom, que está na seção Biblioteca, encontramos o rol com todas as Habilidades do RPG, elas são apresentadas desta forma:A primeira linha contém o nome da Habilidade seguida dos símbolos das cores de mana, estes símbolos não são um "custo de mana" mas sim as cores que são requisitos para se adquirir a Habilidade, vale ressaltar que neste caso as cores são apresentadas como opções, ou seja, no exemplo dado você deve possuir azul ou vermelho para possuir Agilidade. Na segunda linha são apresentados os requisitos de tipo, no exemplo dado fica claro que apenas Personagens ou Criaturas podem possuir Agilidade, seguido do custo em pontos da mesma. As próximas linhas compreendem a descrição da Habilidade e, quando necessário, um último período é adicionado com alguma informação adicional sobre regras, no exemplo em questão: "O portador de Agilidade recebe um bônus +1 Evasão".
3.1 Habilidades em Personagens
Para que seu personagem possua habilidades você deve escolher entre as listadas no Booster - Marrom e então confeccionar uma característica única, e como fazer isso? Bom vamos supor que você tenha escolhido as Habilidades Acrobacia e Agilidade para o seu personagem, eis como ficaria uma formatação possível:
Vemos que foi postado o símbolo do tipo, seguido do nome colorido em saddlebrown "Artes Circenses", que é compatível com a descrição e com as Habilidades geradas, é muito importante o nome da Habilidade e sua descrição para o desenvolvimento do personagem, afinal cada conjunto e cada descrição serão únicos dele e ajudarão a caracterizá-lo. A Complexidade 3 é resultado da soma dos custos em pontos das habilidade, 1 e 2 para Acrobacia e Agilidade respectivamente. Em seguida vem a descrição, que não precisa ser necessariamente rica ou complexa, ela deve apenas vislumbrar o porque de seu personagem ter tais habilidades, explicar um pouco sobre como elas entram na história dele, esta aliás é parte da Habilidade mais importante, e por último, não menos importante, um período final explicitando as habilidades concedidas, no exemplo: "Artes Circenses concedem Acrobacia e Agilidade".
O exemplo anterior foi simples mas grande conjuntos de Habilidades podem ser criados com criatividade.
Restrição de Cores: Para Habilidades em personagens é necessário que o personagem possua pelo menos uma das cores exigidas na descrição da Habilidade para possuí-la.
3.2 Habilidades em Artefatos
Diferentemente dos Personagens, Artefatos têm acesso a uma pequena gama de Habilidades, entre as que vislumbram tal tipo em geral contamos com apenas Indestrutível, Manto, Retornável e Transformação. O modo de anexá-las é muito simples, usaremos de exemplo a Espada Bastarda:
Vamos agora dar-lhe a Habilidade Indestrutível:
Alteramos o nome a descrição para adequar nosso exemplo, ajustamos a sua complexidade com os pontos exigidos por Indestrutível e por fim colocamos "é Indestrutível" após o nome do Artefato no último período. Certo, agora notamos que as demais Habilidades que vislumbram Artefatos especificam que estes sejam armas, bem isto significa que são Habilidades ofensivas, que geram algum tipo de vantagem a se realizar um golpe ou um disparo com eles. Vamos utilizar a Radiação (Fogo) em nossa Espada Bastarda base:
Da mesma forma alteramos nome, descrição e complexidade, contudo anexamos "com Radiação (Fogo)" após a descrição de que Espada Flamejante é uma arma, pois este era o pré-requisito exigido pela Habilidade (a alteração dos bônus foi necessária pela exigência própria da Habilidade Radiação).
Bom, porque meu personagem deve ter Radiação (Fogo) por exemplo na sua arma, limitando o bônus concedido por tal Habilidade para somente ataques desferidos por ela e não a qualquer golpe como um pontapé, em vez de ter Radiação (Fogo) como Habilidade em sua própria ficha? Bom, o primeiro motivo é interpretativo e estilístico, já que uma espada em chamas é muito mais viável e cabível para qualquer tipo de personagem do que um corpo completamente pegando fogo toda a parte do tempo, a não ser que você seja um elemental não parece ser assim uma boa idéia. Em segundo lugar temos a restrição de cores, Radiação como Habilidade de Personagem exige a cor vermelho ou branco, já num Artefato, que não possui cor, qualquer Habilidade pode ser usada, ou seja, até se seu personagem for apenas verde ele pode ter em sua ficha um Artefato com Radiação e assim por diante com todas as Habilidades e suas restrições. Por último temos as situações de combate, por vezes pode ser interessante emprestar sua arma a um aliado ou a uma criatura, neste caso quanto mais completa for a arma melhor, fora isso, em especial no caso da Radiação, ter o dano de todos os seus golpes baseados num elemento pode não ser muito interessante contra um oponente com Proteção a este elemento por exemplo.
Simulação: Bom citamos acima que Artefatos são incolores, isso quer dizer que as Habilidades neles não precisam respeitar as restrições de cores, mas mais que isso eles podem ajudar a "driblá-las" e ajudar seu personagem ou as características de sua ficha a possuir Habilidades. Vamos imaginar um personagem das cores branco, verde e preto que queira possuir Agilidade, uma Habilidade que exige azul ou vermelho, ele pode solucionar este problema desta forma:
Vemos que pela mesma complexidade da Habilidade é possível "simular" seus efeitos com um Artefato que, sendo incolor, não é barrado pela restrição de cores. A desvantagem de possuir um Artefato simulador ao invés da Habilidade em si é sua vulnerabilidade já que pode ser destruído, roubado, etc...
Restrição de Cores: Para Habilidades em artefatos não é necessário possuir cor alguma exigida na descrição da Habilidade para possuí-la.